Polícia despeja moradores de favela mais antiga da França

A prefeitura de Saint-Denis anunciou hoje que a ordem foi dada após a conclusão do "diagnóstico social", etapa prévia obrigatória a toda expulsão

Paris – A polícia da França desmantelou nesta quinta a populosa favela “La Samaritaine”, nos arredores de Paris, considerado o mais antigo da França e onde viviam cerca de 80 famílias de origem romena e búlgara, a maioria ciganos.

A prefeitura de Saint-Denis anunciou hoje que a ordem foi dada após a conclusão do “diagnóstico social”, etapa prévia obrigatória a toda expulsão, e precisou que as famílias estavam advertidas do despejo desde meados de agosto.

Coletivos que atuavam em defesa e em representação dos moradores da favela, como La voix dês Roms, denunciaram que os pesquisadores estavam esperavam receber novos elementos antes de encerrar o relatório.

Associações como Médecins du Limpe e a Fundação Abbé Pierre, que apoiam os moradores desde o levantamento desse povoado em 2008, acrescentaram que, apesar dos argumentos das autoridades locais, não foi dadas alternativas de alojamento.

Intervieram no despejo 12 caminhões da Companhia Republicana de Segurança (CRS), que atuaram com a área isolada para evitar distúrbios.

“Cada expulsão reflete de novo a incoerência política, que desloca os problemas sem buscar soluções profundas”, lamentaram a Médecins du Limpe e a Fundação em comunicado conjunto, no qual reiteraram que estas pessoas foram afastadas de seus locais de trabalho e dos centros médicos e escolares que frequentavam.

As duas ONG insistiram em que o despejo é “a resposta menos adaptada e no entanto a mais utilizada, porque sem resolver nada, gera custos psicológicos, humanos e financeiros consideráveis”.

Por isso, exigiram que parem com as expulsões que não são acompanhadas de alternativas de alojamento “adaptadas e perenes”, e que seja convocada uma conferência regional sobre esse tipo de povoado para avaliar as possíveis soluções e sua aplicação.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s