Polícia e muçulmanos tem novos confrontos em Jerusalém

Os policiais foram enviados ao local depois de terem utilizado bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo para dispersar os fiéis e jovens manifestantes

Novos confrontos entre muçulmanos e policiais israelenses foram registrados na manhã desta segunda-feira na Esplanada das Mesquitas de Jerusalém, onde a tensão é grande por ocasião da celebração da festa judaica dos Tabernáculos.

Os policiais foram enviados ao local depois de terem utilizado bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo para dispersar os fiéis e jovens manifestantes, que atiravam pedras, antes de buscar refúgio na mesquita de Al-Aqsa, cercada pelas forças de segurança.

A Esplanada, onde fica a mesquita de Al-Aqsa, é o terceiro local sagrado do islã. Os judeus também a veneram como o Monte do Templo, que é considerado o local mais sagrado do judaísmo.

Nas últimas semanas foram registrados vários confrontos no local. Os palestinos expressam preocupação com o número crescente de visitantes judeus e com as reivindicações de soberania de algumas autoridades israelenses.

Os muçulmanos acusam as autoridades israelenses de uma tentativa de assumir o controle total da Esplanada, o que o governo de Israel nega.

A polícia retirou todos os fiéis muçulmanos que estavam na esplanada após a oração da manhã, depois de anunciar no domingo que o acesso ao local seria autorizado apenas os homens com mais de 50 anos, até nova ordem.

Todas as portas de acesso aos muçulmanos foram fechadas.

As visitas diárias ao local para os não muçulmanos devem acontecer das 7H30 (1H30 de Brasília) até 11H00 (5H00 de Brasília). As visitas geralmente provocam confrontos. Os judeus têm o direito de visitar a esplanada, mas não de rezar no local.

A festa dos Tabernáculos, que começou no domingo à noite e tem duração de três dias, tradicionalmente atrai muitos israelenses à cidade antiga de Jerusalém.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s