Polícia encontra arsenal de dissidentes do IRA na Irlanda

Segundo porta-voz da polícia, a unidade antiterrorista iniciou operação depois da detenção de um suposto membro de uma cisão do IRA

Dublin – A polícia irlandesa informou nesta terça-feira que apreendeu um arsenal de armas e explosivos na cidade de Scotstown, em uma operação contra as atividades dos dissidentes do Exército Republicano Irlandês (IRA).

Segundo um porta-voz da polícia, a unidade antiterrorista iniciou uma operação no condado de Monaghan depois da detenção de um suposto membro de uma cisão do IRA oposta ao processo de paz na Irlanda na semana passada.

Durante os registros nesta zona rural do país, a polícia encontrou um rifle AK-47, morteiros e diversos materiais para a fabricação de bombas caseiras e artefatos explosivos improvisados.

O porta-voz explicou que a operação continua em andamento, por isso ainda há chances de serem encontrados outros arsenais ocorrerem mais detenções.

A polícia capturou na quarta-feira passada o irlandês Jim Smyth em Scotstown, cidade situada a menos de dois quilômetros da fronteira com a Irlanda do Norte.

Smyth foi acusado de filiação a grupo armado no sábado perante um tribunal de Dublin.

Na terça-feira passada, a polícia norte-irlandesa também informou ter encontrado em Belfast “uma quantidade significativa” de munição e material para fabricar bombas caseiras em uma operação contra as atividades dos dissidentes do IRA.

Ambas as corporações policiais colaboram para acabar com a ameaça dessas cisões republicanas, que em anos conseguiram notoriedade e atenção na imprensa estrangeira com a preparação de atentados durante a época do Natal.

Integrantes do exército britânico desativaram uma bomba achada ontem na cidade norte-irlandesa de Dungiven, no condado de Londonderry, que estava “pronta” para explodir.

Além disso, um veículo com dois agentes foi baleado na sexta-feira passada com armas de grande calibre no oeste de Belfast por supostos dissidentes do IRA, em uma ação terrorista que, embora não tenha causado feridos, tinha “intenção de matar”, segundo a polícia da Irlanda do Norte.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s