Polícia prende 11 suspeitos de atentados em Sarajevo

Segundo a emissora, a operação, que ainda continua, é realizada por ordem da procuradoria central bósnia e conta com a participação de mais de cem agentes

Sarajevo – Uma ampla operação policial prendeu 11 pessoas nesta terça-feira em Sarajevo por suspeita de terrorismo e vínculo com o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), de acordo com a emissora de televisão bósnia “FTV”.

As detenções ocorreram por ordem da procuradoria central bósnia e contaram com a participação de mais de cem agentes de uma unidade especial da polícia.

Os agentes procuravam 15 pessoas, supostamente em contato com o EI e com as pessoas que lutam na Síria e no Iraque junto à organização terrorista.

“Estão sendo inspecionados dois lugares de congregação religiosa de pessoas radicais” e outros locais e imóveis que elas utilizam, informou a procuradoria bósnia.

As inspeções são realizadas nos arredores do bairro de Rajlovac, onde em 18 de novembro morreram dois soldados em um atentado perpetrado por um homem vinculado com o movimento jihadista.

Durante a inspeção foram confiscados alguns documentos de prova e uma bandeira do EI.

Entre os detidos está um líder do grupo local, Kemal Muric, nascido na Alemanha, onde terminou o ensino médio, casado e pai de quatro filhos.

Desde o fim da guerra bósnia (1992-1995) foram realizados 11 atentados terroristas no território, todos cometidos por salafistas ou pessoas vinculadas com doutrinas islâmicas extremistas.

Calcula-se que entre 100 e 150 bósnios se uniram ao Estado Islâmico na Síria e no Iraque.

Texto atualizado às 11h09.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s