População japonesa cai pela 1ª vez na história, aponta censo

A queda populacional representa um desafio para o primeiro-ministro Shinzo Abe, que pretende impulsionar o crescimento econômico

Tóquio – O último censo do Japão mostrou que a população encolheu pela primeira vez, disse o governo do país nesta sexta-feira, um grande desafio para o primeiro-ministro Shinzo Abe, já que ele pretende impulsionar o crescimento econômico no longo prazo.

De acordo com a contagem oficial, o Japão possuía 127,1 milhões de habitantes no dia 1º de outubro, uma redução de cerca de 977 mil, ou 0,7% na comparação com o censo anterior, de 2010.

“Anteriormente, projeções mostravam que a população do nosso país recuaria, então é importante tomar medidas apropriadas contra isso”, disse o secretário-chefe do Gabinete, Yoshihide Suga, porta-voz do governo Abe.

Conduzido pelo Ministério de Assuntos Internos, o censo iniciado em 1920 – quando o país contava com cerca de 56 milhões de habitantes – e nunca registrou um recuo populacional mesmo durante a Segunda Guerra Mundial.

Um relatório da Organização das Nações Unidas divulgado no ano passado projetou que a população do Japão cairia para cerca de 83 milhões até 2100. Fonte: Dow Jones Newswires.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s