Poroshenko acusa Rússia de “destruir segurança mundial”

O líder ucraniano aproveitou o aniversário da rendição do Japão, assinada em 2 de setembro de 1945, para pedir união contra a Rússia

Kiev – O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, acusou a Rússia de “destruir a segurança europeia e mundial ao anexar Crimeia e suscitar um conflito armado” no leste da Ucrânia, em mensagem à nação divulgada nesta quarta-feira por ocasião do 70° aniversário do final da guerra soviético-japonesa.

“As sangrentas lições da Segunda Guerra Mundial não podem significar nada. Parar o agressor só é possível com esforços conjuntos, como há 70 anos. (…) A descarada agressão russa é uma ameaça não só para a Ucrânia, mas para todo o mundo civilizado, sua segurança e estabilidade”, advertiu Poroshenko.

O líder ucraniano aproveitou o aniversário da rendição do Japão, assinada em 2 de setembro de 1945, para chamar “todos os povos do mundo livre a atuar decididamente com um frente unida contra o agressor russo que começou uma guerra ‘híbrida’ contra a Ucrânia soberana”.

“A Segunda Guerra Mundial não é só uma profunda cicatriz não fechada da civilização humana. Nem todo o mundo, infelizmente, tirou conclusões dessa dura lição. As questões de guerra e paz estão hoje dia no alto da agenda internacional e europeia”, disse.

Poroshenko denunciou que a Ucrânia segue ameaçada por “uma guerra” por parte da Rússia, que segundo o líder ucraniano o país mantém em território ucraniano mais de 9 mil soldados.

Tanto Kiev como Ocidente acusam a Rússia de apoiar com armas e inclusive com tropas regulares os separatistas pró-Rússia sublevados nas regiões orientais ucranianas de Donetsk e Lugansk.

Segundo os últimos dados da ONU, cerca de 7 mil pessoas, entre civis e combatentes, morreram no leste da Ucrânia em 16 meses de conflito.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s