Premiê da Índia visita o Paquistão pela 1ª vez em 10 anos

Narendra Modi, onde se reunirá com seu colega Nawaz Sharif, na primeira visita a este país de um chefe de governo indiano em mais de 10 anos

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, chegou nesta sexta-feira ao Paquistão, onde se reunirá com seu colega Nawaz Sharif, na primeira visita a este país de um chefe de governo indiano em mais de 10 anos.

Modi aterrissou em Lahore (leste) no dia do aniversário de Sharif, em uma visita inesperada.

“Tenho vontade de me reunir com Nawaz Sharif hoje em Lahore, onde farei uma parada em meu caminho de volta a Nova Délhi”, declarou horas antes o primeiro-ministro indiano no Twitter.

Modi fez este anúncio surpresa após uma visita ao Afeganistão, onde pediu ante o Parlamento uma maior cooperação entre Índia, Paquistão e outros países vizinhos para o progresso do país afegão.

A relação entre a Índia e o Paquistão foi fortemente deteriorada nos dois últimos anos, especialmente após a chegada ao poder em Nova Délhi do primeiro-ministro nacionalista hindu, em meados de 2014.

O objeto das más relações entre Délhi e Islamabad se centra nos territórios disputados, como a Caxemira, pelos quais os dois países travaram duas guerras desde suas independências em 1947, ou o terrorismo.

Por sua vez, a atuação de Modi foi colocada em xeque quando era governador de Guyarat, ante a inação das forças de segurança durante os massacres antimuçulmanos de 2002 neste estado indiano.

Texto atualizado às 15h16

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s