Presidenciável francês Juppé pede referendo sobre UE

"Um referendo será necessário em algum ponto da reconstrução da Europa, não somente na França, mas em todos os países em questão", disse Juppé

Paris – A Europa precisa ser reinventada de acordo com um novo plano que possa ser submetido a um referendo para toda a União Europeia, mas seria “totalmente irresponsável” realizar um plebiscito na França antes disso, disse o presidenciável francês Alain Juppé nesta segunda-feira.

Falando depois da saída do Reino Unido do bloco, Juppé também disse que o rompimento da Grã-Bretanha deve ser tratado com rapidez.

“Seria totalmente irresponsável organizar um referendo na França neste momento”, afirmou o ex-primeiro-ministro francês ao jornal Le Monde. Primeiro a Europa teria que ser “reinventada”, disse.

“Um referendo será necessário em algum ponto da reconstrução da Europa, não somente na França, mas em todos os países em questão”, disse Juppé.

O ex-premiê se junta a um coro crescente de políticos franceses que, desde a desfiliação britânica, vêm pedindo um referendo a respeito da UE na França, entre eles Emmanuel Macron, ministro da Economia do presidente francês, François Hollande.

Mas, com exceção do partido de extrema direita Frente Nacional, estes clamores pedem a votação de alguma forma nova para um projeto ou tratado da UE, e não para a saída do bloco.  

Na França, um país cada vez mais desiludido com a Europa, o resultado de um referendo seria difícil de prever.

Em 2005, uma proposta para uma nova Constituição para a UE foi bloqueada por consultas populares de franceses e holandeses.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s