Presidente catalão se responsabiliza por consulta popular

"Eu me responsabilizo por tudo", disse em uma entrevista coletiva após depor ante o Tribunal Superior de justiça regional

O presidente regional da Catalunha, o separatista Artur Mas, depôs nesta quinta-feira perante um juiz sobre sua suposta desobediência por promover, em 2014, uma consulta sobre a independência desta região espanhola, pela qual declarou ser o “maior responsável”.

“Eu me responsabilizo por tudo”, disse em uma entrevista coletiva após depor ante o Tribunal Superior de justiça regional, onde foi acompanhado por seu Executivo, por parlamentares nacionalistas e mais de 400 prefeitos da região.

Durante sua declaração, o presidente catalão se apoiou na “liberdade ideológica e liberdade de expressão” por ter impulsionado esta consulta sem valor legal celebrada no dia 9 de novembro de 2014, apesar da proibição decretada pela justiça espanhola.

O tribunal “deverá julgar se agir como um democrata equivale a agir como um delinquente”, disse Mas, desejando o arquivamento do caso porque “por dar voz ao povo (…) deveria comparecer a um Parlamento, mas nunca perante um tribunal”.

Em frente à corte havia três mil militantes que receberam Mas como herói quando ele saiu do prédio acenando com quatro dedos da mão direita, símbolo das quatro faixas vermelhas da bandeira catalã, e cantou o hino nacional junto com sua ampla comitiva.

“Todos somos Mas!” ou “Isto não é justiça, é inquisição!”, repetiam seus simpatizantes, cujas mobilizações foram criticadas pelo poder judiciário como “um ataque direito e sem paliativos” contra a independência da justiça.

O chefe de governo espanhol, Mariano Rajoy, qualificou de “absolutamente inaceitáveis” estas manifestações, por “ameaçar e tentar diminuir a justiça”.

Esses comparecimentos acontecem enquanto a coalizão Juntos pelo Sim, impulsionada por Mas e vencedora das eleições de 27 de setembro, negocia com o partido de esquerda radical CUP para formar um governo regional de corte separatista.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s