Presidente da Áustria deixa cargo sem que haja substituto

Em seu discurso de despedida, ele defendeu que a autoridade do presidente do país está exatamente em não ter de fazer uso dela

Viena – Heinz Fischer deixou a presidência da Áustria nesta sexta-feira após 12 anos no cargo, sem que esteja claro ainda quem o substituirá na Chefia do Estado, já que as eleições de abril foram canceladas devido a uma série de irregularidades e terão que ser repetidas em 2 de outubro.

Fischer, de 77 anos, se despediu do posto em uma cerimônia solene com a participação dos representantes das duas Câmaras do Parlamento, do governo, vários ex-chanceleres e representantes da sociedade austríaca.

Em seu discurso de despedida, ele defendeu que a autoridade do presidente do país está exatamente em não ter de fazer uso dela. Assim, indicou que não usar esse poder é uma mostra de “maturidade e estabilidade” do sistema político.

Fischer, do Partido Social-Democrata, pediu aos dois candidatos a sucedê-lo que respeitem os princípios de honradez e honestidade durante a campanha.

O segundo turno das eleições presidenciais, realizado em 22 de maio, foi vencido pelo candidato progressista Alexander Van der Bellen com apenas 30 mil votos de vantagem frente a Norbert Hofer, do partido ultranacionalista e eurocético FPÖ.

Esta formação pediu a impugnação das eleições argumentando uma série de irregularidades, sobretudo relacionadas ao voto por carta, que foi o que acabou dando a vitória a Van der Bellen.

O Tribunal Constitucional ordenou que as eleições fossem respeitadas, argumentando que irregularidades aconteceram, mas destacando que não há indícios de que houve manipulação.

Espera-se que, uma vez repetida esse segundo turno em 2 de outubro, o novo presidente assuma o cargo em novembro. Enquanto isso, a presidente e os dois vice-presidentes do Parlamento, um deles o próprio Hofer, assumem de forma interina as funções do chefe do Estado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s