Presidente da China visitará Arábia Saudita, Irã e Egito

A viagem, que acontecerá de 19 a 23 de janeiro, representará a primeira visita de Xi Jinping como presidente aos três países

O presidente chinês Xi Jinping fará visitas de Estado a Arábia Saudita, Egito e Irã na próxima semana, anunciou nesta sexta-feira o governo de Pequim.

A viagem, que acontecerá de 19 a 23 de janeiro, representará a primeira visita de Xi Jinping como presidente aos três países, afirmou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Lu Kang, em um comunicado.

Xi Jinping visitará os países em um momento de tensão entre Irã e Arábia Saudita, que provocou a ruptura das relações diplomáticas na primeira semana de janeiro.

O vice-ministro chinês das Relações Exteriores, Zhang Ming, que visitou Riad e Teerã para preparar a viagem de Xi Jinping, pediu “calma e moderação” às partes.

Na Arábia Saudita, Zhang defendeu “esforços coordenados” para reduzir a tensão com o Irã, segundo o comunicado da chancelaria.

Em Teerã, Zhang disse esperar que “todas as partes trabalhem para preservar a paz e a estabilidade na região”.

A China, que importa petróleo em grande parte procedente do Oriente Médio, pratica uma diplomacia muito cautelosa na região, evitando a interferência em vários conflitos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s