Presidente da Colômbia quer que EUA revejam lista do terror

Juan Manuel Santos espera que os EUA removam as Farc da lista de organizações terroristas, se acordo de paz for fechado

Bogotá – O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, gostaria que os Estados Unidos removessem as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) da lista de organizações terroristas, e que suspendessem os mandatos contra os comandantes da guerrilha, se o acordo de paz com a mais antiga insurgência da esquerda na América Latina for fechado.

Em uma entrevista dias antes da visita à Casa Branca, Santos fez suas declarações mais arrebatadoras em três anos de negociações de paz sobre o importante papel de Washington no acordo. Ele deve se reunir com o presidente norte-americano, Barack Obama, no dia 4 de fevereiro.

A reunião de alto nível destaca o momento histórico da Colômbia: as negociações de paz que acontecem em Cuba chegaram ao que ambos descrevem como caminho sem volta, com o acordo final que deve encerrar um derramamento de sangue de meio século.

“Se eles assinarem o acordo é porque temos um prazo para o seu desarmamento e eles se comprometeram a baixar as armas e fazer essa transição para a vida dentro da lei. Então eu diria ‘sim’, eu acho que eles devem ser eliminados da lista do terror”, disse Santos no palácio presidencial nesta quinta-feira. Fonte: Associated Press.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s