Presidente de Burkina Faso retido por golpistas é libertado

O primeiro-ministro continua "sob prisão domiciliar", informou em comunicado o conselho golpista, que também libertou alguns ministros do governo de transição

Ouagadogou – O presidente de Burkina Faso, Michel Kafando, foi libertado nesta sexta-feira após passar dois dias retido pelo Conselho Nacional para a Democracia (CND), a instituição militar que deu um golpe de estado no país.

O primeiro-ministro, o tenente Isaac Zida, continua “sob prisão domiciliar”, informou em comunicado o conselho golpista, que também libertou alguns ministros do governo de transição.

“A libertação de Kafando é uma mostra de apaziguamento e de interesse geral”, disse o CND, depois que várias instituições como Nações Unidas e União Africana exigiram em repetidas ocasiões a libertação do líder.

Na quarta-feira passada, a guarda presidencial entrou no Conselho de Ministros e levou “como reféns” a Kafando e a Zida, que posteriormente foram levados a um acampamento militar na capital, Ouagadogou

Após a libertação, o presidente do conselho golpista, o general Gilbert Diendéré, se reunirá com membros da comunidade internacional para dialogar e encontrar uma solução “duradoura e pactuada” a esta crise.

Está previsto que Diendéré tenha um encontro hoje ao meio-dia com o presidente do Senegal, Macky Sall, e do Benin, Thomas Boni Yayi, para abordar os últimos fatos ocorridos no país.

Ontem uma facção do Exército (a guarda presidencial) dissolveu o governo e proclamou Diendéré, ex-chefe do Estado-Maior no antigo governo de Blaise Compaoré – derrubado por uma revolta popular no final do ano passado – como presidente do conselho golpista.

Atualizado às 8h50.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s