Presidente sul-africano descarta aumento de mensalidades

O presidente da África do Sul descartou um aumento das mensalidades nas universidades no ano que vem, após série de protestos de estudantes

Pretória – O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, descartou nesta sexta-feira um aumento das mensalidades nas universidades no ano que vem, após uma semana de protestos de estudantes em todo o país, nos primeiros sinais de demonstração de força da geração pós-apartheid dos “Nascidos Livres”.

A polícia disparou balas de borracha, gás lacrimogêneo e granadas de efeito moral em estudantes, que atiraram pedras e sinalizadores perto dos Edifícios da União, onde o governo tem seus escritórios em Pretória, exigindo que Zuma saísse e falasse com eles.

Mas as autoridades temiam pela segurança do presidente, e Zuma permaneceu dentro do local e fez o anúncio sobre o congelamento das taxas através dos meios de comunicação.

“Nós decidimos contra (a saída), porque não era seguro”, disse um oficial de segurança à Reuters. “Havia alunos lá com pedras”, completou. Uma segunda fonte confirmou a mudança de planos.

O protesto marca uma semana de passeatas contra o aumento na educação universitária –cara demais para muitos– em meio à frustração com as desigualdades que persistem duas décadas após o fim do regime da maioria branca.

“Concordamos que haverá um aumento zero nas taxas universitárias em 2016”, disse Zuma após se reunir em particular com líderes estudantis e diretores universitários.

Alguns dos mais de 12.000 estudantes que se reuniram nos Edifícios da União em Pretória comemoraram o anúncio de Zuma, mas outros afirmam que a medida ficou aquém de suas demandas por uma educação gratuita.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s