PSOE reafirma a Rajoy que não o apoia como chefe do governo

Sánchez fechou hoje a rodada de contatos que Rajoy manteve com os diferentes partidos para sondar possíveis apoios a sua escolha como chefe do governo

Madri – O líder do PSOE, Pedro Sánchez, comunicou nesta quarta-feira ao presidente do Governo interino e candidato do PP, Mariano Rajoy, que “hoje” os socialistas reafirmam que votarão contra se o mesmo tentar a reeleição.

Sánchez fechou hoje a rodada de contatos que Rajoy manteve com os diferentes partidos para sondar possíveis apoios a sua escolha como chefe do governo, embora até agora não conseguiu nenhum.

Em entrevista coletiva após o encontro, o líder socialista pediu que Rajoy abra “uma negociação séria” para conseguir apoios suficientes e um governo estável, mas advertiu que “entre os aliados potenciais” não estão os socialistas, que contam com 85 deputados na Câmara Baixa.

O PP ganhou as eleições de 26 de junho com 137 cadeiras, mas são suficientes para governar, por isso que necessita pactuar com outros partidos.

Sánchez insistiu que o PP, como partido majoritário, tem a “obrigação de garantir uma maioria suficiente para um governo estável”.

Embora Sánchez tenha dito a Rajoy que tem “plena disposição” a falar com ele “quantas vezes quiser”, repetiu que “não pode contar” com o PSOE nem para o “governo da grande coalizão” e nem para um “programa de legislatura”.

O PSOE tenta evitar as pressões que se centram no partido para que facilite o governo de Rajoy, depois que os liberais dos Ciudadanos, o partido mais próximo ideologicamente o PP, anunciaram que votariam contra o candidato do PP na primeira votação e se absteriam na segunda.

Para ser eleito presidente do Governo na Espanha, o candidato deve contar com a maioria absoluta do Congresso (176 cadeiras) na primeira votação e maioria simples (mais ‘sims’ que nãos) na segunda.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s