Quem é Sadiq Khan, o novo prefeito muçulmano de Londres

Sadiq Khan, novo prefeito de Londres, é filho de imigrantes paquistaneses e é o primeiro prefeito muçulmano de uma capital da União Europeia

São Paulo – A cidade de Londres, capital da Inglaterra, elegeu pela primeira vez um prefeito muçulmano, Sadiq Khan. Mais do que isso, Khan é o primeiro muçulmano eleito como prefeito de uma capital da União Europeia.

Membro do Partido Trabalhista, o inglês de 45 anos é filho de um motorista de ônibus imigrante do Paquistão—seus pais mudaram para Londres pouco depois que ele nasceu. Nas urnas, Khan venceu um oponente conservador que tentou liga-lo ao extremismo islâmico colando sua imagem ao Estado Islâmico e a atentados terroristas. Zac Goldsmith, o aspirante vencido, tem 41 anos e é filho de um bilionário.

“Enviamos uma forte mensagem de que a política do medo não é bem-vinda em Londres”, escreveu Khan aos membros do Partido Trabalhista após sua vitória, como reporta o jornal The Guardian.

Khan se formou em direito em Londres e trabalhou com direitos humanos por muitos anos. Apenas em 2008 ele passou a se envolver em política, ocupando alguns cargos desde então.

Um entre oito filhos, Khan ocupou os cargos de ministro de comunidades e também do transporte. Ele foi o segundo muçulmano a servir o governo inglês.

Antes de fazer seu juramento para assumir o cargo, Khan foi questionado sobre qual tipo de bíblia gostaria de usar em seu juramento. Como um muçulmano, a resposta dele foi um Corão. Na falta de um pra o juramento, Khan levou seu próprio Corão.

Khan é descrito como um membro da ala moderada do Partido Trabalhista, distante dos políticos mais de esquerda. Em 2013, o muçulmano votou apoiando o casamento gay.  Ato esse que trouxe ameaças e críticas de membros da comunidade islâmica da Inglaterra.

Em sua vida pessoa, Khan segue preceitos da religião. Ele não consome bebidas alcóolicas, por exemplo. Kahn também leva uma vida saudável. Pratica boxe desde criança (esporte que aprendeu para se proteger) e correu a maratona de Londres em 2014.

Normal
0

false
false
false

PT-BR
JA
X-NONE

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Table Normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:12.0pt;
font-family:Cambria;
mso-ascii-font-family:Cambria;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Cambria;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;}

Sob sua batuta, estará um orçamento de 16 bilhões de libras (ou 23 bilhões de dólares). Em sua campanha, prometeu unir a cidade e ser o prefeito mais pró negócios da história da capital inglesa.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s