Rajoy diz que separatistas não têm apoio legal nem popular

Os partidários da independência não conseguiram seu objetivo de alcançar maioria, ao ficarem abaixo dos 48%

Madri – O presidente do Governo da Espanha, Mariano Rajoy, afirmou nesta segunda-feira que os partidários da independência da Catalunha não têm o respaldo da lei em sua tentativa de ruptura, e as eleições autônomas de ontem comprovaram que também não têm da população.

Em discurso à imprensa depois da eleição, vencida por uma coalização favorável à independência, Junts pel Se (62 cadeiras), e que, com o eventual apoio de outra força separatista (CUP, dez cadeiras), poderia formar governo.

Os partidários da independência não conseguiram, no entanto, seu objetivo de alcançar maioria, ao ficarem abaixo dos 48%.

O chefe do Executivo afirmou que o pleito do domingo demonstrou que a Catalunha é plural e destacou que seu governo trabalhará em favor da unidade, porque “esse é o desejo da maioria dos espanhóis”.

Rajoy disse estar disposto a um diálogo “construtivo e leal, mas sempre dentro da lei”. “Não estou disposto a liquidar a lei”, insistiu.

O presidente do Governo espanhol insistiu que “juntos ganhamos todos”, em referência à manutenção da unidade da Espanha.

Rajoy mostrou sua disposição ao diálogo com as outras forças políticas nacionais contrárias à independência como o partido socialista ou o Ciudadanos.

“Concordomos no essencial, que é não questionar os princípios básicos da convivência”.

O chefe do Executivo insistiu que a eleição de ontem foram eleições regionais, “embora alguns tenham tentado dar a ela caráter plebiscitário” e, neste sentido, insistiu que os independentistas não conseguiram a maioria dos votos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s