Raúl Castro denuncia na ONU embargo norte-americano a Cuba

O bloqueio afeta "outras nações por seu alcance extraterritorial, e continua prejudicando os interesses dos cidadãos e empresas norte-americanos", disse Castro

O presidente cubano, Raúl Castro, pediu neste sábado diante da Organização das Nações Unidas o fim do embargo norte-americano a Cuba ao considerar que essa política é “o principal obstáculo para o desenvolvimento econômico” de seu país.

O líder cubano disse que o restabelecimento este ano das relações diplomáticas entre os dois países “constitui um importante avanço”, mas lembrou que “o embargo econômico, comercial e financeiro contra Cuba ainda continua há mais de meio século”, e que 188 países da ONU “pedem o fim” desta política.

O bloqueio adotado por Washington afeta “outras nações por seu alcance extraterritorial, e continua prejudicando os interesses dos cidadãos e empresas norte-americanos”, disse Castro.

“Cuba cumpriu os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e ofereceu sua cooperação a outros países em desenvolvimento em vários setores, o que continuaremos fazendo na medida de nossas possibilidades”.

A agenda da Cúpula de Desenvolvimento Sustentável que ocorre na sede da ONU, em Nova York, contemplava neste sábado a participação do vice-presidente de Cuba, Miguel Díaz Canel, mas a presidência dos trabalhos surpreendeu a todos quando pediu que Castro fizesse seu discurso.

Trata-se da primeira participação de Raúl Castro na ONU como chefe de estado cubano. O líder deverá falar novamente nesta segunda-feira na Assembleia Geral da ONU, no mesmo dia do presidente norte-americano, Barack Obama.

Na semana passada, o chanceler cubano Bruno Rodríguez disse que o governo de Havana não descartava qualquer tipo de “interação” entre Obama e Castro caso ambos dirigentes se encontrem na ONU.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s