Raúl Castro e Obama falam sobre papa e regras de comércio

O presidente de Cuba e o presidente dos Estados Unidos conversaram obre a visita do papa Francisco e novas regulamentações que aliviam o embargo comercial

Havana – O presidente de Cuba, Raúl Castro, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversaram por telefone nesta sexta-feira sobre a visita do papa Francisco aos dois países a partir de sábado e novas regulamentações que aliviam o embargo comercial norte-americano à ilha, informou o governo cubano.

Os dois líderes também falaram sobre as relações diplomáticas recentemente restauradas entre os antigos inimigos da Guerra Fria, segundo o comunicado do governo.

Em outro comunicado, a Casa Branca acrescentou que os dois presidentes “discutiram medidas que os Estados Unidos e Cuba podem tomar juntos e individualmente, para avançar na cooperação bilateral”. Afirmou ainda que os dois países “vão continuar a ter diferenças em questões importantes e vão tratar dessas diferenças francamente”.

O governo cubano disse ainda que os dois líderes falaram ainda sobre a próxima Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na qual os dois devem falar em 28 de setembro.

“O presidente Raúl Castro destacou a necessidade de aprofundar o alcance (das novas regras) e eliminar definitivamente a política de bloqueio, para benefício de ambos os países”, disse o comunicado cubano, referindo-se às novas regulamentações dos EUA, anunciadas nesta sexta, para facilitar o comércio, viagens e investimento.

“Eles também falaram sobre a visita iminente de Sua Santidade o papa Francisco à Cuba e aos Estados Unidos, reconhecendo a sua contribuição para o início de uma nova etapa nas relações bilaterais.” O papa desempenhou um papel crucial nas negociações secretas entre Cuba e Estados Unidos, incluindo o envio de cartas a Raúl Castro e Obama em 2014, que levaram ao restabelecimento das relações diplomáticas neste ano.

Texto atualizado às 20h49

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s