Rebeldes do Iêmen participarão nas negociações no Kuwait

O Iêmen, país pobre da península arábica, registra um cenário de caos desde a entrada em 2014 de rebeldes huthis vinculados com o Irã, país xiita

Os rebeldes xiitas huthis e seus aliados no Iêmen participarão nas negociações de paz com o governo, com mediação da ONU, no Kuwait, anunciaram nesta quarta-feira representantes dos insurgentes.

“Aceitamos participar nas negociações depois de recebermos garantias do mediador da ONU sobre o respeito da trégua, anunciou Saleh al-Samad, representante dos rebeldes huthis, em uma declaração ao canal canal Al Masirah.

As conversações deveriam ter começado na segunda-feira, mas foram adiadas porque os rebeldes e seus aliados não enviaram uma delegação ao Kuwait como protesto pelas “violações sauditas” do cessar-fogo, em vigor desde 10 de abril.

O anúncio foi confirmado por um representante do Congresso Popular Geral (CPG), o partido do ex-presidente Ali Abdallah Saleh, aliado dos huthis.

O Iêmen, país pobre da península arábica, registra um cenário de caos desde a entrada, em setembro de 2014, na capital Sanaa de rebeldes huthis vinculados com o Irã, país xiita.

O conflito se agravou com a intervenção em março de 2015 de uma coalizão militar árabe liderada pela Arábia Saudita, habitada sobretudo por sunitas, em apoio ao governo reconhecido pela comunidade internacional.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s