Referendo em Ruana sobre 3º mandato de Kagame é marcado

O governo informou nesta quarta-feira que os cidadãos locais votarão dia 17, e os que vivem no exterior no dia 18

Kigali – Ruanda realizará um referendo popular dias 17 e 18 de dezembro para aceitar ou recusar a alteração na Constituição que permitiria ao presidente do país, Paul Kagame, no poder desde 2003, a se candidatar a um terceiro mandato e depois a mais duas eleições.

O governo informou nesta quarta-feira que os cidadãos locais votarão dia 17, e os que vivem no exterior no dia 18.

No final de outubro, o parlamento de Ruanda aprovou por unanimidade as mudanças na Constituição que poderiam prolongar a presidência de Kagame até 2034.

A polêmica mudança nos artigos aconteceu após um pedido popular assinado por mais de três milhões de pessoas para que o líder pudesse continuar no poder apesar das limitações determinadas pela Constituição.

Durante o processo, tanto a oposição como a comunidade internacional se mostraram contrárias a qualquer artifício legal que permitisse a reeleição de Kagame, dada como certa caso possa se candidatar.

O presidente, de 57 anos, considerado o pai da nova Ruanda, que emergiu após o genocídio de 1994, foi criticado várias vezes pela dureza com que reprimiu críticos e dissidentes.

Ele afirmou que só se pronunciará sobre uma eventual reeleição após essa consulta popular.

“Qualquer que seja o resultado do referendo, deveríamos ser capazes de assumir total responsabilidade por nós mesmos e sermos responsáveis enquanto avançamos rumo ao futuro que queremos”, disse.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s