Referendo sobre UE abala conservadores britânicos

O referendo de 23 de junho sobre a UE dividiu os conservadores britânicos entre os partidários de permanecer e os que querem deixar o bloco

O descontentamento com os novos cortes do governo conservador britânico e as divisões no partido pelo referendo sobre a UE colocaram os trabalhistas de Jeremy Corbyn pela primeira vez à frente das pesquisas.

Uma pesquisa elaborada pelo YouGov para o jornal The Times dá aos trabalhistas 34% das intenções de voto, e 33% aos conservadores de David Cameron, cujo governo apresentou na quarta-feira seu novo orçamento, o sexto consecutivo com cortes nas ajudas sociais.

Segundo a mesma pesquisa, o orçamento pareceu injusto para 38% dos consultados, e justo para 28%.

“Diante da impopularidade dos políticos, passar inadvertido pode acabar sendo a melhor estratégia dos trabalhistas para reconquistar o apoio” da opinião pública, escreveram o diretor do YouGov, Anthony Wells, e seu fundador, Stephan Shakespeare.

De qualquer forma ainda faltam quatro anos para as eleições, e o instituto de pesquisas lembrou que o líder trabalhista anterior, Ed Miliband, chegou a ter oito pontos de vantagem nas pesquisas e os conservadores acabaram vencendo por maioria absoluta nas eleições de maio de 2015.

O referendo de 23 de junho sobre a UE dividiu os conservadores britânicos entre os partidários de permanecer, liderados por Cameron, e os que querem deixar o bloco, reunidos em torno do prefeito de Londres, Boris Johnson, uma das apostas para suceder um dia o primeiro-ministro.

“Os eleitores não gostam dos partidos divididos”, comentou Mike Smithson, analista eleitoral e autor do blog Political Betting.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s