Refugiados no Brasil

Ao falar em nesta manhã em um painel da Organização das Nações Unidas sobre movimentos de refugiados e migrantes, o presidente Michel Temer disse que o Brasil recebeu mais de 95.000 refugiados. Na verdade, o número é mais de dez vezes menor. O Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) afirma que, até abril deste ano, foram aceitos no país 8.863 refugiados de 79 nacionalidades.

A confusão aconteceu porque Temer contou como refugiados os 85.000 haitianos que chegaram ao Brasil após o terremoto que devastou o país em 2010. Entretanto, eles não se adequam ao critério da ONU, que considera refugiados aqueles perseguidos por “raça, religião, nacionalidade, opinião política ou participação em grupos sociais”. Por isso, embora Temer tenha contabilizado os haitianos, eles não possuem status de refugiado no Brasil, o que não os concede as proteções previstas em lei.

Mesmo sem contar os haitianos, o número de solicitações de recebidas pelo governo – incluindo as que foram recusadas – cresceu quase 3.000% entre 2010 e 2015. Abaixo, saiba como avançou o número de pedidos de refúgio e a nacionalidade dos refugiados residentes no Brasil.

!function(e,t,s,i){var n=”InfogramEmbeds”,o=e.getElementsByTagName(“script”),d=o[0],r=/^http:/.test(e.location)?”http:”:”https:”;if(/^\/{2}/.test(i)&&(i=r+i),window[n]&&window[n].initialized)window[n].process&&window[n].process();else if(!e.getElementById(s)){var a=e.createElement(“script”);a.async=1,a.id=s,a.src=i,d.parentNode.insertBefore(a,d)}}(document,0,”infogram-async”,”//e.infogr.am/js/dist/embed-loader-min.js”);

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s