Rei espanhol recebe presidentes do Congresso e Senado

O chefe do Estado deve iniciar assim a rodada de consultas políticas prévias à posse do chefe do Executivo

Madri – O rei Felipe VI recebeu nesta quarta-feira os novos presidentes do Congresso, Ana Pastor, e do Senado, Pio García-Escudero, após a constituição ontem do parlamento, passo com o qual se inicia o processo para a escolha do presidente do Governo na Espanha, após as eleições de 26 de junho.

Pastor comentou ao monarca a relação de forças políticas que compõem o Congresso para que o chefe do Estado possa iniciar assim a rodada de consultas políticas prévias à posse do chefe do Executivo.

Não existe nenhum preceito que regule quando o rei deve encomendar esta tarefa, uma de suas funções constitucionais mais relevantes, de modo que poderá abrir a rodada de consultas quando considere oportuno.

Como fez em janeiro, após o início da XI Legislatura, o habitual é que o chefe do Estado convoque os líderes das forças políticas para que lhe informem sobre o candidato em quem pensam em votar.

Mariano Rajoy, presidente do Governo interino e líder do Partido Popular (PP, centro-direita) desponta como o candidato com mais possibilidades, já que conta com 137 cadeiras das 350 que compõem o Congresso, câmara que elege o chefe do Executivo espanhol.

Além disso, os Ciudadanos (liberais), com 32 deputados, manifestaram que votarão contra o candidato “popular” na primeira votação, mas que se absterão na segunda, para facilitar um governo na Espanha, após seis meses de interinidade.

Após a escolha ontem da mesa presidencial do Congresso, na qual 10 nacionalistas apoiaram os candidatos do PP, foram reveladas as especulações sobre o possível apoio ou abstenção destes grupos para que Rajoy seja reeleito presidente do Governo.

Para ser eleito chefe do Executivo, o candidato necessita da maioria absoluta do Congresso em uma primeira votação (176 sufrágios) ou maioria simples em uma segunda (mais ‘sims’ do que ‘nãos’). 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s