Reino Unido para extradição de chefe da inteligência ruandês

"O procedimento foi interrompido hoje", segunda-feira, declarou um porta-voz do tribunal de Westminster Magistrate, em Londres

A justiça britânica anunciou nesta segunda-feira que abandonou o processo de extradição aberto em junho contra o chefe da inteligência de Ruanda, Emmanuel Karenzi Karake, preso em Londres a pedido da Espanha.

“O procedimento foi interrompido hoje”, segunda-feira, declarou um porta-voz do tribunal de Westminster Magistrate, em Londres. Ele acrescentou que “os encargos mencionados no mandado” não se inserem no âmbito das infracções previstas pelos processos de extradição britânicos.

O general Karake, personalidade-chave do regime de Ruanda, foi preso em 20 de junho no aeroporto de Heathrow, em Londres, a pedido da Espanha, que o acusa de “crimes de terrorismo” em conexão com a morte ou o desaparecimento de nove espanhóis em Ruanda, incluindo três trabalhadores humanitários da organização Médicos do Mundo.

Ele foi libertado sob fiança alguns dias depois à espera de uma decisão sobre o mérito.

A justiça espanhola investiga desde 2008 este caso. Segundo a acusação, o general Karake teria “sido informado e aprovado o massacre de civis entre 1994 e 1997 nas cidades de Ruhengeri, Gisenyi e Cyangugu, incluindo a morte de três trabalhadores humanitários espanhóis”.

O general Karake é uma figura da ex-rebelião da Frente Patriótica Ruandesa (RPF), majoritariamente tusti e liderada por Paul Kagame, que encerrou o genocídio de 1994 e governa o país desde então.

No final de junho, Paul Kagame denunciou a prisão, citando a “arrogância e desprezo absoluto” do Ocidente.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s