Rodrigo Duterte é confirmado como presidente das Filipinas

Robredo conseguiu chegar à vice-presidência com 14,41 milhões de votos, apenas 260.000 a mais que seu rival, Ferdinand "Bongbong" Marcos

Manila – Rodrigo Duterte foi confirmado nesta sexta-feira como o próximo presidente das Filipinas após o anúncio dos resultados oficiais, que também consolidam a vitória da congressista Leni Robredo para a vice-presidência.

A apuração final, transmitida ao vivo pela emissora de televisão “ANC”, outorga 16,6 milhões de votos a Duterte, algo que já indicavam os números provisórios das eleições gerais do último dia 9 de maio.

Robredo conseguiu chegar à vice-presidência com 14,41 milhões de votos, apenas 260.000 a mais que seu rival, Ferdinand “Bongbong” Marcos, filho do falecido ditador Ferdinando Marcos.

Estes resultados são divulgados depois que um comitê formado por membros do Congresso e do Senado terminaram hoje de cotejar os números de votos que recebeu cada candidato à presidência e à vice-presidência do país.

Duterte, de 71 anos, ex-prefeito da sulina cidade de Davao, onde era conhecido como o “castigador” e “Dirty Harry”, ganhou a corrida pela chefia de Estado com a promessa que será implacável com a criminalidade e a corrupção.

Desde o dia da eleição, na qual mais de 54 milhões de filipinos estavam convocados a comparecer às urnas, tanto Robredo como Marcos tinham se declarado vencedores da vice-presidência devido aos ajustados resultados refletidos pelos números provisórios.

O filho do ex-ditador também denunciou irregularidades na apuração de votos e argumentou que o servidor que recebia os números dos sufrágios durante o dia das eleições tinha sido manipulado.

Por isso, Marcos apresentou uma denúncia contra a Comissão Eleitoral das Filipinas e contra a Smartmatic, empresa provedora dos serviços informáticos, e pediu uma revisão do sistema.

Após a divulgação dos resultados oficiais, a expectativa é que os ganhadores da presidência e da vice-presidência sejam proclamados em cerimônia oficial, nos primeiros dias da próxima semana.

Depois, Duterte será investido como presidente das Filipinas no dia 30 de junho.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s