Rússia anuncia morte de seu chefe de inteligência militar

O general Igor Sergun era "um comandante experiente e competente, uma pessoa de grande valentia e um verdadeiro patriota", declarou Putin

O chefe dos serviços de inteligência militar russos (GRU), Igor Sergun, morreu aos 58 anos, informou nesta terça-feira o Kremlin em um comunicado, sem apresentar nenhum detalhe sobre as causas da morte.

O general Igor Sergun, que morreu no domingo, era “um comandante experiente e competente, uma pessoa de grande valentia e um verdadeiro patriota”, declarou na segunda-feira o presidente Vladimir Putin, que apresentou seus pêsames à família.

Sergun formava parte das personalidades punidas pelos Estados Unidos após a anexação da Crimeia por parte de Moscou, em março de 2014, e depois pela União Europeia por seu apoio aos separatistas pró-russos que combatem as forças de Kiev no leste da Ucrânia.

Os ocidentais e Kiev acusam a Rússia de apoiar militarmente os rebeldes pró-russos nesta região, o que é desmentido categoricamente por Moscou.

Segundo Kiev e os ocidentais, tropas de elite do GRU participaram dos combates junto aos separatistas pró-russos no leste do país.

Dois cidadãos russos que foram capturados em maio no leste do país pelas forças ucranianas e apresentados como membros do GRU estão sendo julgados atualmente em Kiev.

Sergun havia sido nomeado à frente do GRU em 2011, sem que o governo tenha fornecido nenhum outro dado biográfico.

O nome de seu sucessor não foi anunciado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s