Rússia diz que acabou cooperação antiterrorista com Ocidente

A única exceção é a cooperação entre os serviços secretos russos e europeus para trocar informação sobre as atividades terroristas no mundo todo

Moscou – A cooperação antiterrorista entre Rússia e Ocidente praticamente se rompeu após a crise na Ucrânia, lamentou nesta segunda-feira o vice-ministro de Relações Exteriores russo, Oleg Siromolotov.

“Após os incidentes na Crimeia (anexa pela Rússia em 2014), praticamente rompeu a cooperação antiterrorista entre Ocidente e Estados Unidos”, disse o diplomata durante uma reunião de trabalho no Senado russo.

A única exceção, acrescentou, é a cooperação entre os serviços secretos russos e europeus para trocar informação sobre as atividades terroristas no mundo todo, que não se interromperam “inclusive com os contatos suspensos” em nível oficial.

O presidente russo, Vladimir Putin, insistiu hoje na urgência de se criar uma autêntica união de toda a comunidade internacional para enfrentar o terrorismo. A declaração foi feita em reunião bilateral com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, durante a cúpula do G20 que se encerra nesta segunda-feira na cidade turca de Antalya.

Cameron concordou com o chefe do Kremlin sobre a necessidade de os dois países “trabalharem juntos para lutar contra o terrorismo”.

Rússia e Ocidente, com Estados Unidos e Reino Unido como líderes, mantêm grandes divergências sobre como resolver a crise síria e enfrentar os jihadistas, sobretudo depois que Moscou iniciou sua campanha de bombardeios em território do país árabe para apoiar uma ofensiva terrestre do exército sírio.

O Reino Unido, da mesma forma que outros países ocidentais e árabes, acusa o Kremlin de atacar posições da oposição moderada síria com o pretexto de lutar contra os jihadistas do Estado Islâmico.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s