Rússia envia caças à Síria, dizem autoridades

A Rússia enviou caças à Síria, disseram autoridades dos Estados Unidos, elevando seu comprometimento em uma corrida militar que deixa os EUA em alerta

Washington – A Rússia enviou caças à Síria, disseram autoridades dos Estados Unidos, elevando seu comprometimento em uma corrida militar que tem deixado Washington em alerta e levou às primeiras conversas entre os chefes de Defesa russo e norte-americano em mais de um ano.

O secretário de Defesa dos EUA, Ash Carter, tendo em vista a possibilidade de operações aéreas russas e norte-americanas serem conduzidas em lados opostos da guerra na Síria, conversou por telefone com seu homólogo russo sobre maneiras de se evitar interações militares acidentais. A coordenação necessária para evitar tais encontros é conhecida no jargão militar como “desconflito”.

“Eles concordaram em continuar a discutir mecanismos de desconflito na Síria e na campanha contra o Isil”, disse o porta-voz do Pentágono, Peter Cook, após a ligação, referindo-se à campanha dos EUA e aliados contra militantes do grupo Estado Islâmico.

Os antigos inimigos da Guerra Fria possuem no Estado Islâmico um adversário em comum na Síria, mesmo que Washington seja contra o apoio de Moscou ao presidente sírio, Bashar al-Assad, que considera um dos principais motivadores da guerra civil de quatro anos e meio.

Uma autoridade de defesa de alto escalão dos EUA disse, ao contar detalhes sobre a conversa, que o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, descreveu as atividades de Moscou na Síria como tendo natureza defensiva.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s