Rússia reivindica na ONU controle de grandes áreas no Ártico

Rússia, EUA, Canadá, Dinamarca e Noruega tentam afirmar sua jurisdição onde se acredita que esteja um quarto das reservas não descobertas de petróleo e gás

Moscou – A Rússia apresentou sua reivindicação de controle de grandes territórios do Oceano Ártico ante a Organização das Nações Unidas, informou a chancelaria russa. O governo russo reivindica 1,2 milhão de quilômetros quadrados de plataforma submarina.

Rússia, Estados Unidos, Canadá, Dinamarca e Noruega tentam afirmar sua jurisdição sobre partes do Ártico, onde se acredita que esteja um quarto das reservas não descobertas de petróleo e gás no mundo. Com o gradativo derretimento do gelo polar, aumentam as possibilidades de exploração na área.

Os russos foram os primeiros a apresentar sua reivindicação na ONU, em 2002, mas a entidade solicitou mais provas do país. O novo documento contém mais informações, segundo o Ministério das Relações Exteriores, e está “respaldado por amplos dados científicos coletados durante anos de investigação no Ártico”.

Em 2007, Moscou fez uma reivindicação simbólica, ao soltar um barco com a bandeira russa sobre o leito do oceano a partir de um pequeno submarino no Pólo Norte.

Em meio à tensão com o Ocidente por causa da crise na Ucrânia, o Kremlin também reforça seus efetivos militares no Ártico, com a restauração de uma base militar nas ilhas da Nova Sibéria e outros postos avançados. Autoridades russas disseram que essas bases são cruciais para proteger as rotas marinhas árticas entre a Europa e o Pacífico.

Meses atrás, as forças russas realizaram manobras no Ártico com 38 mil soldados, 50 barcos e submarinos e 110 aviões. Como parte das manobras, demonstraram sua capacidade de reforçar rapidamente seus efetivos nos arquipélagos de Novaya Zemlya e Franz Josef Land.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s