Sagrada Família de Barcelona será finalizada em 2026

O arquiteto diretor da igreja explicou que as obras do edifício estão orçadas em 25 milhões de euros

Barcelona – A Sagrada Família de Barcelona, o projeto mais emblemático de Antoni Gaudi, estará finalmente acabado em 2026, um século depois da morte do arquiteto, que transformou totalmente a obra original ao assumir o projeto em 1883 e a qual dedicou totalmente os últimos 12 anos de sua vida.

O arquiteto diretor da Sagrada Família, Jordi Faulí, explicou nesta quarta-feira em entrevista coletiva que as obras do edifício estão orçadas em 25 milhões de euros (R$ 112 milhões) e em 2016 começará a construção da parte superior das torres centrais, ou seja, as de Jesus Cristo, de Maria e dos quatro Evangelistas.

Essas “torres centrais só serão visíveis de fora a partir de 2017, e estarão terminadas em 2020, faltando ainda os pináculos que coroarão as estruturas”, precisou Faulí.

A construção destas estruturas será realizada com uma técnica nunca antes usada em uma escala tão grande, que consiste em ir montando “pouco a pouco” painéis de pedra com ferros protendidos em seu interior para conseguir “um conjunto resistente e de uma só peça, que agüente bem o vento”, explicou o arquiteto.

A torre de Jesus Cristo será a maior das centrais e terá, depois de instalado o pináculo em forma de estrela de quatro pontas, 172,5 metros de altura, respeitando o desejo de Gaudí de que sua obra jamais superasse os quase 180 metros da montanha de Montjuic.

As outras cinco estruturas terão 135 metros, complementando assim as 18 torres “do croqui conjunto que Gaudí sempre teve em mente”, resumiu Faulí.

A apresentação do projeto foi feita na Sala Creuer da Sagrada Família, um novo espaço na base do que será a torre de Jesus Cristo, 60 metros acima da nave principal do edifício, e que será utilizada para fins explicativos nas visitas turísticas.

Segundo Faulí, esta sala não foi projetada originalmente por Gaudí, mas “o arquiteto pensou nela como uma caixa receptora de luz para o resto da construção e como o suporte para a estrutura De la Torre de Jesus Cristo”.

O arquiteto diretor afirmou que, com a Sala Creuer, estas duas funções principais serão mantidas e além disso ganham um espaço realizado “seguindo fielmente os desenhos e as maquetes de Gaudí e, sobretudo, o exemplo da nave principal do templo”.

A sala, situada justo no cruzeiro da igreja, tem 30 metros de comprimento, está disposta em forma de cone invertido e possui arquibancadas.

Faulí ressaltou que em 2015 terminaram os vitrais de todas as naves, e que no final de ano já terão terminado as esculturas dos portais do Nascimento e da Fé.

Além disso, pelo quinto aniversário de Dedicação da Sagrada Família, em novembro o interior da Sacristia do Poente, aonde falta completar alguns detalhes, será utilizado pela primeira vez.

O templo da Sagrada Família é considerado uma obra única no mundo, resultado da genialidade de Antoni Gaudí (1852-1926) e o melhor exemplo do modernismo catalão.

A construção da basílica foi iniciada em 1882, e em 1883 Gaudí assumiu as obras, após modificar totalmente um projeto ao qual se dedicou exclusivamente de 1914 até sua morte.

Em 2005 o templo se tornou parte do patrimônio mundial da Unesco. Foi consagrado e declarado como basílica menor em 7 de novembro de 2010 pelo papa Bento XVI. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s