Santos defende voto de militares após fim de conflito armado

"Enquanto persistir o conflito armado, acredito que não, mas depois devemos pensar que sim", disse o presidente

O presidente Juan Manuel Santos se pronunciou nesta quarta-feira a favor de que os militares possam votar na Colômbia, como ocorre em “muitos países”, mas advertiu que tal direito só poderá existir após o fim do conflito armado interno.

“Enquanto persistir o conflito armado, acredito que não, mas depois devemos pensar que sim”, disse o presidente, em entrevista à Blu Radio.

“Prometi isto aos militares. Disse que se no final do meu mandato tivermos paz, isto será uma possibilidade real e estamos analisando com eles para ver o momento mais adequado”, declarou Santos.

O senador Roy Barreras apresentou na véspera um projeto de lei para que os militares possam ter direito a voto. Isto “é algo que muitos países têm”, destacou Santos.

A proposta de Barreras não prevê a participação dos militares na política.

“Quero corrigir uma injustiça histórica, os cidadãos uniformizados tiveram negado seu direito de votar em silêncio e em segredo como cidadãos que são”, declarou o senador.

O governo Santos e a principal guerrilha do país – as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) – negociam em Cuba desde novembro de 2012 para acabar com mais de meio século de conflito, e esperam firmar um acordo nas próximas semanas.

O conflito colombiano envolveu guerrilhas, paramilitares, membros da força pública e grupos do narcotráfico, deixando 260 mil mortos, 45 mil desaparecidos e 6,9 milhões de deslocados.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s