Segundo ONU, Iêmen “jamais esteve tão perto da paz”

O responsável das Nações Unidas confirmou que "as negociações começarão no dia 18 de abril", no Kuwait

“Jamais estivemos tão perto da paz” no conflito no Iêmen, afirmou nesta sexta-feira o mediador da ONU para o país, Ismail Uld Cheikh Ahmed, diante do Conselho de Segurança.

O responsável das Nações Unidas confirmou que “as negociações começarão no dia 18 de abril”, no Kuwait, e estimou que o “sucesso dependerá de difíceis compromissos” entre as partes em conflito.

Ao menos 13 combatentes pró-governo morreram em um ataque próximo à capital iemenita, Sanaa, apesar do cessar-fogo decretado pela ONU esta semana, revelaram nesta quinta-feira fontes militares.

O cessar-fogo foi violado em várias ocasiões no Iêmen desde sua entrada em vigor, e nenhuma das partes declarou o conflito encerrado. Nesta segunda-feira, devem ter início as conversações de paz no Kuwait sob o patrocínio da ONU.

Desde a intervenção em 2015 da coalizão liderada pela Arábia Saudita para apoiar o governo, o conflito no Iêmen já deixou 6.300 mortos, a metade civis, e 30 mil feridos.

O conflito também produziu 2,4 milhões de refugiados e 80% da população necessita de ajuda humanitária, segundo a ONU.

O movimento rebelde pró-Irã dos huthis controla Sanaa desde setembro de 2014 e tem conseguido resistir aos avanços das forças xiitas pró-governo, apoiadas pela coalizão árabe, no norte e no centro do Iêmen.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s