Seul reivindica vitória sobre Norte na batalha dos decibéis

Seul religou os potentes alto-falantes que transmitem em direção ao norte uma programação que mescla canções pop coreanas e mensagens de propaganda

A Coreia do Norte, apesar de ter a bomba atômica, perdeu a batalha para o vizinho do Sul no que diz respeito à emissão de propaganda na fronteira entre os dois países, anunciou o governo de Seul.

Em resposta ao novo teste nuclear realizado na semana passada por Pyongyang, Seul religou os potentes alto-falantes que transmitem a todo volume em direção ao norte uma programação que mescla canções pop coreanas e mensagens de propaganda, o que irrita as autoridades norte-coreanas.

A Coreia do Norte instalou, como resposta, os próprios alto-falantes para transmitir ao Sul mensagens de enaltecimento ao líder norte-coreano, Kim Jong-Un, e ataques à presidente sul-coreana, Park Geun-Hye.

“Os alto-falantes norte-coreanos foram ligados em 10 pontos, mas seu impacto é insignificante”, declarou uma fonte do ministério da Defesa sul-coreano, que considerou “muito fraca” a potência dos aparelhos em comparação com os da Coreia do Sul.

“Suas transmissões são ouvidas em um raio de um a três quilômetros, enquanto as nossas podem ser ouvidas a 10 quilômetros”, disse.

Este método de guerra psicológica remonta ao período do conflito aberto entre os dois lados (1950-1953), quando unidades móveis equipadas com alto-falantes se deslocavam ao longo de uma linha de frente instável.

Em um momento de tensão crescente, as mensagens provocaram a irritação de Pyongyang no ano passado e regime norte-coreano ameaçou o uso da artilharia para destruir os aparelhos.

Seul desconectou os alto-falantes no fim de agosto graças a um acordo, que, no entanto, previa que a decisão seria nula no caso de um “acontecimento anormal” no futuro.

Depois do teste nuclear norte-coreano, Seul não revelou por quanto tempo pretende manter as transmissões.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s