Sob pressão, presidente da Câmara dos EUA renuncia

John Boehner vai deixar o Congresso em outubro após ter enfrentado diversas revoltas de conservadores durante seus 5 anos como principal político republicano

Washington – O presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, John Boehner, vai deixar o Congresso no fim de outubro após ter enfrentado diversas revoltas de conservadores durante seus conturbados cinco anos como principal político republicano da Casa.

O legislador de 65 anos, natural do Estado norte-americano de Ohio, surpreendeu os deputados republicanos durante uma reunião na manhã desta sexta-feira ao anunciar que deixaria a presidência da Câmara, composta por 435 assentos, e renunciaria a seu mandato a partir de 30 de outubro.

Boehner disse a jornalistas que estava renunciando para evitar mais uma batalha que se delineia na Câmara sob sua liderança. Conservadores ameaçaram uma revolta e uma possível paralisação do governo por questões orçamentárias, na próxima semana.

“Se tornou claro para mim que essa prolongada turbulência na liderança levaria a instituição a um dano irreparável”, disse Boehner em uma coletiva de imprensa.

O deputado Kevin McCarthy, representante da Califórnia de 50 anos, é o segundo republicano de maior destaque na Câmara e se tornou rapidamente o principal candidato a ocupar o cargo deixado por Boehner como presidente da Casa.

Boehner disse a jornalistas que McCarthy “seria um presidente excelente”.

Boehner enfrentou pressão constante de conservadores, para quem ele tinha disposição demais a assumir compromissos com o presidente dos EUA, Barack Obama, além de frequentemente depender de votos dos democratas para aprovar importantes projetos de lei.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s