Socialista López é eleito presidente do Parlamento espanhol

López foi eleito no segundo turno com os 130 votos dos deputados do Partido Socialista (PSOE) e do partido liberal Ciudadanos

O socialista Patxi López foi eleito nesta quarta-feira presidente do Parlamento espanhol, o primeiro político escolhido para o cargo desde a volta da democracia após a ditadura franquista que não pertence ao partido mais votado nas eleições.

López foi eleito no segundo turno com os 130 votos dos deputados do Partido Socialista (PSOE) e do partido liberal Ciudadanos, contra 71 obtidos pela candidata alternativa apresentada pelo partido de esquerda radical Podemos, Carolina Bescansa.

A eleição do ex-presidente regional basco foi possível graças a um acordo entre três partes assinado na véspera pelo PSOE, Ciudadanos e os conservadores do Partido Popular (PP), que foi o mais votado nas eleições gerais de 20 de dezembro e cujos deputados optaram pela abstenção.

López, de 56 anos, se tornou assim o primeiro presidente do Congresso dos Deputados espanhol que não pertence ao partido mais votado nas urnas.

O acordo para a eleição de López foi apresentado como um ato de “generosidade” pelo ministro da Saúde Alfonso Alonso, em um momento em que o PP ainda aspira o apoio dos socialistas e do Ciudadanos para governar.

“O PP deve assumir a responsabilidade de governar, pois venceu as eleições”, afirmou nesta quarta-feira o primeiro-ministro Mariano Rajoy.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s