Socorro à Grécia; Obama em Hiroshima…

Na semana 

– No mercado internacional, as atenções se devem continuar concentradas nas chances de o FED, o Banco Central dos Estados Unidos, aumentar as taxas de juros em junho. Esta semana o PIB americano revisado, referente ao primeiro trimestre, deve ser anunciado, ao lado dos dados da indústria sobre o consumo de bens duráveis, que deve mostrar o ânimo dos consumidores. No começo da semana passada, investidores estavam descrentes do aumento da taxa, mas no última sexta-feira 20 os ânimos estavam exaltados em decorrência dos novos anúncios. A possibilidade de aumento dos juros já pesou para o desempenho ruim da bolsa brasileira na semana passada.

– Donald Trump, candidato à presidência dos Estados Unidos pelo partido republicano, e Bernie Sanders, que disputa a nomeação do Partido Democrata, participam, em diferentes dias, do programa de entrevista de Jimmy Kimmel, da ABC. Coincidências à parte, é a terceira aparição de ambos no programa, que vem criticando a mesma concorrente, Hillary Clinton, nas últimas semanas. Hillary é a virtual candidata democrata, mas a insistência de Sanders em se manter na disputa, com críticas ferozes à oponente, vem dado munição para o candidato republicano. A primária decisiva acontece na Califórnia no dia 7 de junho.

Terça-feira 24

– A Grécia retorna às manchetes esta semana diante do voto parlamentar para acatar as medidas requisitadas pelos credores para o socorro financeiro. Entre as reformas exigidas estão o aumento de impostos e a criação de um fundo para privatizações. Na terça-feira, ministros financeiras da União Europeia devem iniciar conversas para determinar se Atenas está apta a receber mais empréstimos. Sem eles, o futuro do país é incerto.

– O presidente indiano Pranab Mukherjee embarca para sua primeira viagem à China, onde deve passar três dias e encontrar o presidente chinês Xi Jinping. Na iminência da viagem, o ministro chinês das Relações Exteriores afirmou que planeja aumentar os laços com a Índia e que ambos os países desempenham papeis importantes no cenário mundial. Mukherjee dará também um discurso na Universidade de Pequim e participa do Fórum de Negócios India-China. Com crescimento na casa dos 7%, a Índia superou a China e já é a grande economia que mais cresce no mundo.

Quarta-feira 25

– O Parlamento Europeu discute questões de privacidade das informações digitais dos cidadãos europeus, que têm suas informações transferidas para os EUA por acordos de negócios. A comissão busca um novo acordo para proteger os direitos fundamentais e a privacidade dos europeus. A nova resolução deve ser votada no parlamento na quinta-feira.

Quinta-feira 26

– Líderes das sete nações que compõe o G7 se reúnem na cidade de Ise-Shima, no Japão, para discutir a economia global, investimentos, a crise de refugiados, mudanças climáticas e igualdade de gênero. O mercado está atento para comprometimentos em políticas que buscam fortalecer a economia global. Analistas esperam anúncios de políticas fiscais para apoiar o crescimento econômico no Japão e ao redor do mundo.

Sexta-feira 27

– O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve visitar a cidade japonesa de Hiroshima. É a primeira vez que um presidente americano em exercício visita a cidade após as bombas atômicas de 1945. O assunto é tabu entre governantes americanos por motivos óbvios. Na visita, Obama deve falar sobre a redução de armas nucleares, uma das promessas de seu governo, mas não fará nenhum pedido de desculpas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s