Suécia restabelece controles nas fronteiras do sul

Policiais embarcaram em trens que cruzam a ponte-túnel entre a Dinamarca e a Suécia para controlar a identidade dos viajantes

A Suécia restabeleceu nesta quinta-feira, como planejado, os controles nas suas fronteiras meridionais, por onde entram a cada dia centenas de migrantes.

Pouco depois das 12H00 (9H00 de Brasília), policiais embarcaram em trens que cruzam a ponte-túnel de Oresund entre a Dinamarca e a Suécia para controlar a identidade dos viajantes.

O governo havia anunciado na quarta-feira a sua decisão de restabelecer os controles nos principais pontos de acesso ao seu território, pela primeira vez desde a entrada do reino na União Europeia e no espaço Schengen em 1995.

“Não é um muro”, garantiu o primeiro-ministro Stefan Löfven em Valletta, onde ocorre uma cúpula entre líderes europeus e africanos sobre a crise da imigração.

“Temos que manter o controle da situação nas nossas fronteiras. Isso é normal, estamos em uma situação difícil, a Suécia recebeu muitos refugiados, mais do que qualquer outro país em relação à sua população”, argumentou.

O Escritório de Migração sueco teve suas capacidades superadas pela chegada de mais de 80.000 migrantes desde setembro – tantos como durante todo o ano de 2014-, apesar da contratação de 2.000 agentes este ano.

Os abrigos estão superlotados, os migrantes são levados a acampamentos e os prazos para a análise dos pedidos de asilo estão cada vez mais longos.

A reintrodução dos controles envolve, especialmente, as duas “estradas” de imigração para a Suécia: a Ponte Öresund e as balsas procedentes dos portos dinamarqueses e alemães.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s