Suspeito de atentado frustrado é indiciado por terrorismo

Ele foi acusado por associação com fins terroristas e por posse de armas e explosivos

Paris – O francês Reda Kriket, preso na última quinta-feira quando, segundo as autoridades, preparava os últimos detalhes para cometer um atentado terrorista, foi indiciado nesta quinta-feira pela Justiça da França, indicou a emissora “BFMTV”.

Kriket, de 34 anos, passou seis dias detido antes de ser levado a uma audiência com um juiz, um período excepcionalmente longo que a lei só justifica pela preparação de um atentado iminente ou por necessidades de cooperação internacional.

Ele foi acusado por associação com fins terroristas e por posse de armas e explosivos. Segundo vários veículos da imprensa francesa, Kriket se negou a falar durante a sessão.

Os investigadores tentam determinar se Kriket tinha vínculos com os autores dos atentados de Bruxelas, que mataram 32 pessoas na última terça-feira, ou com os responsáveis pelos ataques de Paris, que provocaram 130 mortes em novembro do ano passado.

Condenado à revelia na Bélgica em junho de 2015 por seu envolvimento em uma célula terrorista que também tinha como membro Abdelhamid Abaaoud, considerado o mentor dos atentados de Paris, Kriket foi preso na cidade de Boulogne-Billancourt, nos arredores da capital francesa, dois dias depois dos ataques em Bruxelas.

O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, afirmou após a prisão de Kriket que as autoridades “colocaram fim a um projeto de atentado na França que estava em fase avançada”.

Em seu apartamento de Argenteuil, também nos arredores de Paris, foram encontradas cinco AK-47, uma metralhadora, sete pistolas, carregadores e material suficiente para fabricar um explosivo para “derrubar um imóvel”, de acordo com a imprensa francesa.

Kriket já era fichado na França pelos crimes de roubo e violência, também relacionados com o terrorismo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s