Tempestade se transforma em furacão perto das Bahamas

Joaquin se desloca rumo ao sudoeste com uma velocidade de translação de 9 km/h e está a 395 quilômetros do centro das Bahamas

Miami – A tempestade Joaquin, décima da temporada no Atlântico, se transformou nesta quarta-feira em furacão ao leste do arquipélago das Bahamas com ventos máximos sustentados de 120 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC).

Joaquin se desloca rumo ao sudoeste com uma velocidade de translação de 9 km/h e está a 395 quilômetros do centro das Bahamas.

O centro do ciclone se localiza perto da latitude 24,9 graus norte e a extensão 72,2 graus oeste, e espera-se que experimente uma mudança de direção rumo ao oeste na quinta-feira.

Segundo um provável padrão de trajetória, o NHC acredita que o centro de Joaquin se movimentará esta noite e na quinta-feira “perto ou sobre partes do centro das Bahamas”.

Foi emitido um aviso de furacão para as Bahamas, incluídos Cat Island, Exumas, Long Island, Rum Cay e San Salvador. E está com efeito uma vigilância de furacão para o noroeste das Bahamas, incluídos Abacos, as ilhas Berry, Bimini, Eleuthera, Grand Bahama e New Providence.

Os cientistas dizem que o furacão de categoria 1 Joaquin se fortalecerá nas próximas 48 horas e gerará fortes chuvas, ondas e perigosas marés em sua passagem por essa parte do Caribe.

Segundo as previsões divulgadas em 27 de maio pela Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA (NOAA), está prevista uma temporada no Atlântico pouco ativa, com a formação de 6 a 11 tempestades tropicais, das quais entre 3 e 6 derivariam em furacões.

Na atual temporada de furacões foram formadas já dez tempestades tropicais: Ana, Bill, Claudette, Danny -esta transformada no primeiro furacão de maior categoria (3) da temporada-, Erika, Fred -um furacão de categoria 1-, Grace, Henry, Ida e Joaquin, agora furacão de categoria 1.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s