Tensão em NY; Mea culpa de Merkel…

Suspeito preso em Nova York

Enquanto a Assembleia Geral da ONU se iniciava em Nova York, a polícia prendeu na tarde desta segunda-feira um suspeito dos ataques à bomba feito na região no sábado 17. O afegão naturalizado americano Ahmad Khan Rahami, de 28 anos, era procurado pela explosão que deixou 29 feridos em Manhattan e por uma outra explosão, em Nova Jersey. O presidente Barack Obama afirmou que as autoridades descartam a relação entre os ataques em Nova York e o esfaqueamento de nove pessoas num shopping de Minnesota, também no sábado 17 – atentado já reivindicado pelo Estado Islâmico. O presidenciável republicano Donald Trump disse que a polícia deve se concentrar em suspeitos de origem muçulmana para evitar atos de terrorismo.

O mea culpa de Merkel

A chanceler alemã Angela Merkel disse nesta segunda-feira que suas políticas influenciaram no segundo lugar de seu partido nas eleições regionais de Berlim no fim de semana – resultado que classificou como “amargo”. Com quase seis pontos percentuais a menos do que no pleito de 2011, sua legenda, a União Democrata Cristã (UDC) teve 17,6% dos votos, ante 21,6% do Partido Social-Democrata. A eleição também mostrou o crescimento do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD), que obteve 14,2% dos votos com base em sua política anti-refugiados. Merkel afirmou que, se pudesse, “voltaria no tempo” para “se preparar melhor” para a crise dos refugiados de 2015, mas disse que rejeitar pessoas devido às diferenças religiosas vai contra os princípios de seu partido.

Putin vitorioso

Enquanto isso, nas eleições parlamentares da Rússia, o partido do presidente Vladimir Putin foi o grande vitorioso do fim de semana e obteve mais de 70% das vagas no Parlamento – ante os 50% conquistados na última votação, em 2011. Fundado pelo próprio Putin, o Rússia Unida terá agora pelo menos 340 das 450 cadeiras do Legislativo. Oposicionistas questionaram o grau de legitimidade da eleição. Os outros partidos mais bem votados, o Partido Comunista e o ultranacionalista Partido Liberal Democrata, também são aliados do governo, dando a Putin uma ampla base parlamentar.

Tesla e SolarCity: fusão atrasada

O presidente e fundador da montadora de veículos elétricos Tesla, Elon Musk, disse nesta segunda-feira que o processo de compra da fabricante de painéis solares SolarCity pode ser atrasado por conta de quatro processos judiciais abertos por acionistas contra o negócio. O argumento é que a compra – de 2,6 bilhões de dólares – configura conflito de interesses, uma vez que Elon Musk é fundador e maior acionista de ambas as companhias e muitos membros do conselho diretor da Tesla também têm participação na SolarCity.

Alba sem Unilever

A fabricante de bens de consumo Unilever comprou, por estimados 700 milhões de dólares, a Seventh Generation, que há 25 anos fabrica produtos de higiene naturais. Nitin Paranjpe, presidente da área de cuidado pessoal da Unilever, disse que o negócio ajudará a empresa a atender a uma “alta demanda” por produtos naturais e ecologicamente corretos. A Unilever negociava também a compra da Honest, fabricante de produtos naturais para bebês que tem como co-fundadora a atriz Jessica Alba. Agora, a compra da empresa de Alba é improvável.

Google na berlinda

O governo da Indonésia acusa o Google de ter deixado de pagar milhões de dólares em impostos nos últimos cinco anos – a filial da empresa no país foi inaugurada em 2011. Somente em 2015, seriam mais de 400 milhões em tributos não pagos referentes a receita de anúncios. Se confirmada, a multa pode superar os 130 milhões de libras que o Google pagou ao Reino Unido por impostos não-pagos ao longo da última década. As acusações vem semanas após a Apple ser condenada a pagar uma multa recorde de 13 bilhões de dólares por sonegação de impostos na Irlanda.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s