Tesoureiro do Vaticano surpreende ao falar sobre pedofilia

O ex-chefe da Igreja católica na Austrália, tesoureiro do Vaticano desde 2014, prestou depoimento ante uma comissão de investigação sobre delitos de pedofilia

O cardeal australiano George Pell, poderoso “ministro” da Economia do Vaticano, assegurou nesta terça-feira que conta com o apoio total do Papa Francisco, apesar de ter confessado ante uma comissão de investigação que as acusações de pedofilia contra um padre não despertaram seu interesse na ocasião.

O ex-chefe da Igreja católica na Austrália, tesoureiro do Vaticano desde 2014, prestou depoimento ante uma comissão de investigação sobre delitos de pedofilia na Austrália através de videoconferência devido a problemas de saúde.

Ele reconheceu que a Igreja “fez besteira” em sua gestão dos padres pedófilos, mas acrescentou que, nesta questão, “conto com o apoio total do papa”.

A comissão em questão examinava o caso de Gerald Ridsdale, sacerdote australiano e pedófilo reincidente, condenado por agredir várias crianças entre 1960 e 1980.

O cardeal Pell, que morou um tempo na mesma casa de Ridsdale, negou a todo momento que conhecesse as tendências do colega.

“Eu não sabia se era ou não notório. É uma história triste, que não tinha grande interesse para mim”, declarou, provocando reações de surpresa nos membros da comissão, que pediu que ele se explicasse.

“O sofrimento, claro, era real e lamento muito, mas não tinha razão alguma de me interessar pelo alcance do mal cometido por Ridsdale”, afirmou.

A Comissão Real para uma Resposta Institucional ao Abuso Sexual de Menores começou seus trabalhos em 2013, depois de de anos de pressão a favor de investigações sobre as acusações de pedofilia nas escolas, centros religiosos e organismos sociais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s