“Trem nazista” pode estar minado, alerta governo polonês

O secretário do Ministério da Cultura e Patrimônio acredita que o trem possa conter materiais perigosos da Segunda Guerra Mundial

O governo polonês alertou nesta quinta-feira os caçadores de tesouros que o suposto “trem nazista“, recentemente descoberto no sudoeste do país pode estar minado.

“Neste trem, cuja existência estou convencido, podem haver materiais perigosos da Segunda Guerra Mundial. É provável que o trem esteja minado”, escreveu em um comunicado o curador geral de monumentos, Piotr Zuchowski, secretário de Estado no ministério da Cultura e Patrimônio.

“Após a publicação de informações sobre a descoberta de um ‘trem de ouro’ na região de Walbrzych, observa-se uma atividade crescente de caçadores de tesouros. Exorto a todos que parem de procurar até o final do procedimento formal para garantir a segurança desta descoberta”, acrescentou.

Um dia antes, o vice-prefeito de Walbrzych, Zygmunt Nowaczyk, declarou à imprensa que este alegado “trem nazista” – que teria sido descoberto recentemente por um polonês e um alemão, revivendo a lenda de trens carregados de ouro e joias – estava nesta cidade no sudoeste da Polônia.

Ele disse que sua localização exata permanece secreta.

O assessor jurídico dos descobridores que desejam permanecer anônimos, Jaroslaw Chmielewski, afirmou que seus clientes informaram oficialmente as autoridades e “descreveram os parâmetros de sua descoberta”, que seria um trem blindado de 120 a 150 metros.

Muitas lendas sobre túneis subterrâneos secretos próximos de Walbrzych, onde haveria tesouros escondidos do Terceiro Reich, baseiam-se na história de um enorme edifício nazista, com ramificações subterrâneas, conhecido pelo nome de Riese (Giant).

Estas instalações deveriam acomodar a produção de armas estratégicas alemães, longe dos bombardeios aliados.

Parte destas galerias subterrâneas estão abertas aos turistas, mas os caçadores de tesouros esperam encontrar outras.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s