Trudeau toma posse como novo primeiro-ministro do Canadá

Trudeau jurou o cargo em Rideau Hall, residência oficial do Governador geral do Canadá, acompanhado de sua esposa, Sophie, e seus três filhos

Toronto – O líder do Partido Liberal do Canadá, Justin Trudeau, tomou posse nesta quarta-feira como o novo primeiro-ministro do país durante uma cerimônia realizada na capital, Ottawa.

Trudeau jurou o cargo em Rideau Hall, residência oficial do Governador geral do Canadá (representante oficial da chefe de Estado, a rainha Elizabeth II), acompanhado de sua esposa, Sophie, e seus três filhos, e diante de dezenas de convidados, entre eles ex-primeiros-ministros como Jean Chrétien e John Turner.

Trudeau jurou, em inglês e francês, primeiro lealdade à Elizabeth II da Inglaterra, como rainha do Canadá e como membro de seu conselho privado.

Posteriormente, jurou o cargo de primeiro-ministro do Canadá ao Governador Geral do Canadá, David Johnson, que exerce o papel de chefe de Estado canadense, representando a rainha britânica.

Após jurar o cargo de primeiro-ministro, os convidados presentes, entre eles a mãe do novo líder, Margaret Sinclair, irromperam em aplausos, gesto que foi repetido pelas centenas de pessoas que foram aos jardins de Rideau Hall para presenciar a cerimônia.

Pouco antes do início do ato de posse de Trudeau, o líder do Partido Conservador do Canadá, Stephen Harper, comunicou oficialmente a Johnson sua renúncia como primeiro-ministro do Canadá.

Imediatamente após o juramento de Trudeau e da assinatura dos documentos oficiais, dois jovens inuit (aborígines do Ártico) cantaram uma tradicional canção para Trudeau e Johnson, e em seguida os ministros de seu primeiro gabinete juraram seus cargos.

Entre os deputados escolhidos por Trudeau está Stéphane Dion, para o ministério de Relações Exteriores. Ele é autor da chamada Lei da Clareza, que limitou o poder dos separatistas do Québec para organizar referendos independentistas.

Trudeau assumiu hoje o cargo após a contundente vitória de seu partido nas eleições gerais de 19 de outubro.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s