Trump ameaça romper o NAFTA se for eleito presidente dos EUA

Trump considera que o NAFTA - o acordo regional entre Canadá, Estados Unidos e México - "é um desastre"

Washington – O pré-candidato presidencial republicano, Donald Trump, ameaçou renegociar ou inclusive “romper” o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (NAFTA) se chegar à Casa Branca em 2016.

Em uma entrevista à emissora televisiva “CBS” que será transmitida amanhã, mas da qual alguns trechos foram divulgados neste sábado, Trump considera que o NAFTA – o acordo regional entre Canadá, Estados Unidos e México – “é um desastre”.

“Ou renegociaremos ou romperemos porque, você sabe, todos os acordos têm um final”, declarou o magnata imobiliário ao jornalista Scott Pelley no programa “60 Minutes”.

“Todos os acordos devem ser justos. Todos os acordos têm queixas de defraudação. Fomos fraudados por todos esses países”, afirmou o pré-candidato republicano.

Perguntado se é partidário do livre-comércio, Trump respondeu: “Precisamos de um comércio justo, não um comércio livre”.

O multimilionário nova-iorquino também prometeu taxar às empresas que transfiram sua produção para fora dos Estados Unidos e deu um exemplo desse imposto relacionado com o México

“Digamos que a Ford vá para o México. Se querem vender um automóvel nos Estados Unidos, então pagarão um imposto”, explicou Trump, que lidera as enquetes de intenções de voto entre os republicanos para ganhar indicação para as eleições presidenciais de 2016.

Desde que anunciou sua candidatura em junho, o magnata não deixou de questionar as relações comerciais que os Estados Unidos mantêm com países como México, China e Japão.

Assinado em dezembro de 1992 por Canadá, Estados Unidos e México, o NAFTA entrou em vigor em janeiro de 1994 e, entre outros objetivos, contempla eliminar as barreiras ao comércio e facilitar a circulação de bens e serviços nos três países signatários.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s