Trump defende maior taxação de produtos chineses

Trump repetiu uma proposta que já havia feito por uma taxação de 45 por cento para compensar a desvalorização da moeda

Washington – Donald Trump, um dos candidatos Republicanos à Presidência dos Estados Unidos, defendeu uma taxação maior sobre produtos chineses caso a China não deixe de permitir a desvalorização de sua moeda, o iuan.

Trump repetiu uma proposta que já havia feito por uma taxação de 45 por cento para compensar a desvalorização.

O bilionário empresário também criticou o Japão, dizendo que o país estava se engajando em práticas similares, e destacou a competição entre os tratores feitos pela companhia norte-americana Catterpilar e os fabricados pela japonesa Komatsu <6301.T>.

“Eles estão desvalorizando sua moeda e estão matando nossas empresas”, disse Trump. “Estamos deixando que se safem com isso, e não podemos deixá-los se safar.”

O iuan apresentou ganhos modestos nesta sexta-feira, mas ainda permaneceu cerca de 1,4 por cento mais fraco ante o dólar em comparação com o início do ano, perdendo cerca de 5 por cento desde agosto.

A questão sobre qual a melhor maneira de reagir à desvalorização da moeda chinesa se tornou um tópico de discussão entre os candidatos Republicanos à Presidência norte-americana durante um debate na noite de quinta-feira.

O ex-governador da Flórida Jeb Bush criticou Trump por defender maiores taxas de importação, dizendo que isso iria somente provocar uma retaliação contra os produtos norte-americanos.

“Isso seria devastador para nossa economia”, rebateu Bush. “Precisamos de alguém com uma mão firme para ser presidente dos EUA.”

O senador da Flórida Marco Rubio disse que se opõe a uma maior taxação dos produtos chineses, pois isso iria somente aumentar os preços para os consumidores norte-americanos.

Trump respondeu que a proposta de Rubio –de simplesmente fortalecer a economia norte-americano em resposta– demoraria demais.

“Você absolutamente tem que se envolver com a China. Eles estão levando muito do que temos em termo de empregos, em termos de dinheiro”, disse Trump. “Nós simplesmente não podemos continuar assim por muito tempo.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s