Trump em Israel; multa do Brexit…

Paz “eventualmente”

Em sua visita a Israel, o presidente americano, Donald Trump, disse que a paz entre palestinos e israelenses será alcançada “eventualmente”, ainda que digam que “esse é o acordo mais difícil de todos”. Trump se encontrou com o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, que agradeceu o americano pela visita e disse que “pela primeira vez na minha vida”, vê “uma possibilidade real de mudança”. Ambos também criticaram o acordo nuclear feito com o Irã na gestão do ex-presidente Barack Obama. Trump afirmou que o Irã “financia o terrorismo”. Os iranianos acabam de reeleger o presidente Hassan Rouhani, responsável por negociar o acordo nuclear com Obama e visto como mais moderado.

A disputa por Jerusalém

Com a visita desta segunda-feira, Trump tornou-se o primeiro presidente americano a ir, durante o mandato, ao Muro das Lamentações, em Jerusalém. O gesto pode ser interpretado como apoio a Israel, uma vez que a cidade é disputada por palestinos e israelenses. Mas Trump e Netanyahu não falaram à imprensa sobre temas polêmicos como a transferência da embaixada americana em Israel da capital Tel Aviv para Jerusalém, os assentamentos israelenses em território palestino e a defesa da Palestina como Estado soberano. Em seu tour internacional, Trump também vai aos territórios palestinos e se encontra nas próximas horas com o presidente local, Mahmoud Abbas.

Coreia do Norte: pronta para atacar

Após testar novamente um míssil no domingo 22, a Coreia do Norte disse estar preparada para produzir projéteis do tipo “rapidamente” e em larga escala. O lançamento foi monitorado pelo ditador Kim Jong-un, que observou tudo por meio de uma câmera instalada no míssil. O projétil voou por 500 quilômetros, o suficiente para chegar ao Japão. O ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul disse que o novo lançamento joga “água fria” nas perspectivas de paz na região.

Brexit: multa de 60bi

A União Europeia publicou documento com as condições de saída do Reino Unido do bloco, em que pede que os britânicos paguem uma multa de 60 bilhões de euros para “cobrir totalmente” os custos do Brexit — como a transferência de agências e operações da UE atualmente instaladas em Londres. O secretário britânico para o Brexit, David Davis, disse que “mesmo 1 bilhão” já seria muito dinheiro e que vai “se retirar” das negociações se a UE mantiver uma multa excessiva. As negociações oficiais para o Brexit começarão no dia 19 de junho, após as eleições legislativas no Reino Unido.

Brasil e Venezuela em pauta

Os membros da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) devem se reunir informalmente para discutir a situação da Venezuela durante a posse do presidente eleito no Equador, Lenín Moreno, na quarta-feira, em Quito. Segundo a Folha de S.Paulo, a crise brasileira também pode ser tema das conversas. Confirmaram presença na posse de Moreno nomes como o presidente argentino, Mauricio Macri, a chilena Michelle Bachelet, o colombiano Juan Manuel Santos e o paraguaio Horacio Cartes. O presidente brasileiro, Michel Temer, não estará presente.

“A vida é mais fácil com um iPhone”

A Apple lançou um website para convencer clientes de celulares Android, do Google, a migrarem para o iPhone. Chamado de Switch — “trocar”, em inglês —, o site traz perguntas e respostas sobre as facilidades de fazer a transição e apresenta o slogan “a vida é mais fácil com um iPhone”. O presidente da empresa, Tim Cook, já deu sinais de que a empresa vem mirando nos clientes do Android. O Google não é a primeira vítima: entre 2006 e 2009, a Apple teve um site especial batizado de Get a Mac (“adquira um Mac”) para convencer os usuários a abandonarem seus computadores Windows, da Microsoft.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s