Trump ganha caucus republicano das ilhas Marianas do Norte

O bilionário obteve 73% dos votos e conseguiu assim ter o apoio dos nove delegados em disputa neste caucus para a convenção nacional

Washington – O empresário Donald Trump ganhou nesta terça-feira o caucus (assembleia popular) do partido Republicano realizado nas ilhas Marianas do Norte e que é parte do processo de escolha do candidato da legenda para as eleições à presidência dos Estados Unidos, em novembro.

O bilionário obteve 73% dos votos e conseguiu assim ter o apoio dos nove delegados em disputa neste caucus para a convenção nacional que definirá o candidato do partido, marcada para julho.

O senador pelo Texas Ted Cruz ficou em segundo (24%), seguido pelo governador de Ohio, John Kasich (2%), e pelo senador pela Flórida Marco Rubio (1%), que não obtiveram nenhum delegado de acordo com o sistema de divisão proporcional.

Por enquanto, Trump tem 469 dos 1.237 delegados necessários para conseguir a candidatura para as eleições presidenciais, 99 a mais que seu mais próximo concorrente, Cruz.

O caucus das Ilhas Marianas do Norte faz parte da jornada de votações republicanas que hoje acontece na Flórida e em Ohio, Illinois, Missouri e Carolina do Norte, estados onde também haverá eleições primárias do partido Democratas.

No caso republicano, na Flórida e em Ohio o ganhador da disputa levará o apoio de todos os delegados da legenda nestes estados – 99 na Flórida e 66 em Ohio – independentemente da margem da vitória.

Ganhar nos dois estados pode representar não só um enorme passo para a campanha de Donald Trump visando a convenção nacional de julho, como também aumentaria muito a possibilidade de Rubio – com uma derrota em seu estado – desistir da corrida à presidência.

Se Trump levar a melhor em Ohio, a situação de Rubio poderia se repetir em relação a Kasich, governador deste estado.

De acordo com as últimas pesquisas, o empresário nova-iorquino ganhará na Flórida e está em empate técnico com Kasich em Ohio.

No caso do partido Democrata, os delegados serão divididos proporcionalmente em todos os estados onde haverá primárias hoje, com a expectativa de que seja uma jornada positiva para a ex-secretária de Estado Hillary Clinton.

A ex-primeira-dama lidera as pesquisas em todos os estados, com exceção do Missouri, onde o senador Bernie Sanders é o favorito.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s