Trump promete suspender imigração de áreas com terrorismo

Trump prometeu que, se chegar à Casa Branca, suspenderá no país a imigração procedente de áreas com um histórico comprovado de terrorismo

Washington – O empresário Donald Trump, virtual candidato à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano, prometeu nesta segunda-feira que, se vencer as eleições de novembro, suspenderá no país a imigração procedente de áreas com um histórico provado de terrorismo.

“Suspenderei a imigração de áreas do mundo onde há uma história provada de terrorismo”, afirmou Trump em discurso realizado em Manchester, no estado de New Hampshire.

O bilionário se referiu ao assunto ao comentar o massacre do fim de semana em uma boate gay de Orlando, na Flórida, cometido supostamente por um americano de origem afegã que simpatizava com o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) e matou 49 pessoas.

Trump, que prestou um minuto de silêncio em homenagem às vítimas e descreveu o massacre como “um momento muito obscuro da história (dos EUA)”, ressaltou que a legislação americana concede poderes ao presidente para aplicar essa medida.

“As leis de imigração dos EUA dão ao presidente poderes para suspender a entrada no país de qualquer tipo de pessoa”, afirmou o empresário nova-iorquino ao defender leis migratórias que “promovam os valores americanos”.

Trump declarou que o suposto autor do ataque em Orlando conseguiu cometer o crime porque “foi permitido a sua família vir” aos Estados Unidos a partir do Afeganistão, e ressaltou que o pai do suposto assassino apoiou o movimento radical dos talibãs afegãos.

O candidato republicano reiterou sua proposta, já apresentada em dezembro do ano passado após outro ataque a tiros cometido por simpatizantes do EI – em San Bernardino, na Califórnia -, de proibir a entrada de muçulmanos nos EUA para combater a ameaça do terrorismo jihadista.

Segundo Trump, a proibição só seria suspensa quando os EUA puderem apurar “perfeitamente” quem entra em seu território.

Texto atualizado às 16h56

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s