Tufão Dujuan tocou terra no litoral de Taiwan

As autoridades da China declararam alerta vermelha e prepararam o litoral sudeste para a chegada da tempestade

Pequim/Taipé – O tufão Dujuan tocou terra nesta segunda-feira no litoral nordeste de Taiwan, cujas autoridades evacuaram cerca de 5 mil pessoas sem que por enquanto haja registros de vítimas, embora a ilha tenha ficado quase paralisada.

As autoridades da China declararam alerta vermelha e prepararam o litoral sudeste para a chegada da tempestade, informou a agência oficial chinesa “Xinhua”.

O tufão, com ventos sustentados de 184 km/h e sequências de até 227 km/h, atingiu Taiwan por volta das 18h local (7h, em Brasília) e avança cerca de 21 km/h, segundo informou o serviço meteorológico taiuanês.

Dujuan está acompanhado de fortes chuvas e tempestades, que afetam Taiwan e as províncias orientais chinesas de Fujian e Zhejiang.

A maior parte dos transportes de Taiwan está paralisada e foram cancelados centenas de voos nos aeroportos.

Também foram paralisados os transportes ferroviários e as estradas interrompidas que passam por zonas montanhosas, segundo informaram meios de comunicação locais taiuaneses.

As autoridades disseram que cerca de 5 mil residentes de áreas de montanha também foram evacuados a fim de evitar riscos por desprendimentos, deslizamento de terras e enchentes.

Além disso, uma grande parte das autoridades municipais anunciaram que estenderam até amanhã o fechamento das escolas e escritórios, que inicialmente iam reabrir pela tarde.

O governo central de Taiwan e os governos locais estabeleceram centros de emergência e 24 mil militares estão em alerta para colaborar nas operações de proteção, evacuação, resgate e salvamento que possam ser necessárias.

Perante a previsão de fortes chuvas, os açudes do norte da ilha começaram a libertar água antes da chegada do tufão.

Na China continental, por sua vez, as autoridades tomaram também medidas de prevenção por inundações e desastres geológicos e foi pedido aos residentes nas zonas afetadas que considerem alterar suas viagens previstas nesta semana de festa nacional.

Dujuan é o 21° tufão que afeta o país neste ano e coincide com a festividade pela criação da República Popular -em 1 de outubro-, pela qual a grande maioria de chineses desfruta de uma semana de férias.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s